Oshougatsu: Ano-novo japonês




O Ano-Novo japonês, oshougatsu, é uma das comemoração mais importante do calendário do japonês. Diferentemente dos hábitos brasileiros, os japoneses não celebram vestidos de branco, bebendo champanhe ou pulando sete ondas em uma praia para depois cair na folia em um Carnaval fora de época, como ocorre no Brasil.
Con­si­derado sagrado pelos japoneses, o oshou­gatsu é, acima de tudo, uma data reservada para que a pessoa possa se purificar, fazer orações de agradecimento e receber o novo ciclo que se inicia. Em vez de saudar o fu­turo e fazer muitos planos como os ocidentais fazem ao dizer “Feliz Ano-Novo”, os japoneses agradecem pelas conquistas obtidas no ano que está terminando, di­zendo: “Akemashite omedetou gozaimasu!”
A preparação para o oshougatsu começa cedo. Em novembro, os japoneses fazem verdadeiras faxinas em suas residências, que chamam de oosôji, uma espécie de purificação, cujo sentido não é só de limpeza do espaço físico mas também espiritual. A limpeza se estende às empresas, e os funcionários são convocados para, em mutirão, purificar o ambiente de trabalho.
Se tratando de um país com maioria budista, à meia-noite há a cerimônia budista chamada Joya-no-Kane, que consiste em 108 badaladas dos sinos dos templos japoneses, de acordo com os ensinamentos budistas, os seres humanos tem 108 desejos mundanos, obstáculos à Iluminação, aos quais renunciamos quando os sinos são tocados aquele numero de vezes. Assim, estes obstáculos são transformados em Portais do Darma. Mas não são somente os budistas que aderem a essa tradição. Para a maioria dos japoneses, é hora de buscar a purificação e saudar o ano que chega.
Na véspera do Ano Novo, as famílias se reúnem para comer sobá (macarrão de trigo sarraceno), que neste caso é chamado de Toshikoshi-sobá – literalmente macarrão da passagem de ano.
Hoje em dia este macarrão, por ser fino e longo, simboliza longevidade, pois lembra barba e cabelos brancos dos deuses da longa vida.
Além disso, o sobá tem o mesmo som da palavra japonesa que significa perto – ou seja , indica a proximidade do Ano-Novo.
Outra tradição é beber saquê doce (otosô), que começa a ser servido pela manhã. Segundo os antigos, o vinho de arroz japonês traz saúde e vida longa. Sendo assim, saúde, ou, em japonês: kampai!

Referências:

http://madeinjapan.uol.com.br
http://japaoonline.locasite.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário